Paquimetro
1. INTRODUÇÃO 2
2. HISTORICO 2
3. OBJETIVOS 4
3.1 Objetivo Geral 4
3.2 Objetivo Específico 4
4. MATERIAIS E METÓDOS 4
4.1 Materiais Empregados 4
4.2 Metodos empregados 4
5. RESULTADOS 4
6. CONCLUSÃO 11
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA 12
1. INTRODUÇÃO
A aula pratica foi realizada no dia 30 de outubro no laboratório de Física Experimental no Centro de Tecnologia da Faculdade Pio X, e contou com a orientação do Professor Msc. Darcio.
A prática sobre o paquímetro consistia em realizar medições com precisão do tubo de PVC e de uma peça de madeira, com o auxilio deste instrumento os seus valores e erros serão apresentados neste relatório.
O paquímetro é um instrumento dotado de três pares de bases de referencia. Entre todos os que pode ajustar e medir. O paquímetro é bastante utilizado para medidas de pequenos comprimentos em geral e, em particular, para medidas de diâmetros externos, diâmetros internos e profundidades, conforme o par de bases entre as quais for intercalado o objeto a medir. No corpo do instrumento está gravada a escala principal e nele estão, as primeiras bases de cada um dos três pares. Sobre uma peça móvel deslizante, encontram-se as segundas bases e acha - se gravada uma escala auxiliar nônio ou vernier que facilita a leitura de frações de divisão da escala principal. Seja n o numero de divisões do nônio e u a amplitude (comprimento) de cada divisão. O comprimento total da escala do nônio será nu.
Quando o paquímetro está fechado, isto é quando as duas bases de medidas de cada par estão encostadas uma na outra, a distancia entre elas, evidentemente, é nula e o traço zero da escala do nônio coincide com a continuação do traço zero da escala principal. Quando se desloca a parte móvel do paquímetro, a distancia que houver entre as bases de medida será igual a distancia entre o traço zero da escala e o traço zero do nônio. Assim, o traço zero do nônio serve de índice para as leituras de