o uso dos jogos na educaçao
Keila de Sá Santos¹
Nair Rost de Lima2
RESUMO: Neste artigo apresentamos o relato de uma experiência baseada nos encontros de estudos do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, realizado na EEEFM, numa turma de segundo ano do ciclo de nove anos, composta por 30 alunos, do período matutino, no município de Ji-Paraná/RO.
Após o estudo do fascículo quatro foi solicitando aos professores que planejassem uma aula em que fossem
¹ Orientadora do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização de Ji-Paraná- RO. Pedagoga e Pós Graduada em Metodologia e Didática do Ensino de Língua Portuguesa e Educação Matemática nas Séries Iniciais. keiladesa_2@hotmail.com
² Formadora do PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de Ji-Paraná-RO/UNIR. Pedagoga e Esp. Em Docência Universitária- Mestre em Saúde Coletiva. rostlima@gmail.com exploradas atividades que objetivem a promoção da consolidação da alfabetização utilizado um dos jogos de alfabetização distribuídos pelo MEC, e que registrassem esse relato para a discussão no encontro seguinte, apresentando-o para os demais cursistas.
Através do relato oral feito pelas professoras pude observar o entusiasmo que elas estavam com a aplicação das atividades, mesmo encontrando muitas dificuldades para a execução das mesmas. A escolha do relato deu-se através de sorteio, sendo que a sorteada foi a professora Luzia Thomazin. O objetivo foi observar se as cursistas aplicavam os conhecimentos adquiridos durante os encontros, na prática de sala de aula.
Concluímos que a fundamentação teórica, o planejamento, a rotina de trabalho de sala são importantes para que o lúdico possa contribuir, ao acesso das crianças aos direitos de aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE: alfabetização; kits de jogos; PNAIC.
INTRODUÇÃO
O processo educacional se constitui em um contexto social dinâmico, as mudanças e perspectivas exigem um contínuo esforço de reinterpretação,