O uso do livro didático de ciências nas series inicias:
Diversas pesquisas a respeito do livro didático no ensino de ciências nas series iniciais no Brasil,mostra que o mesmo passou a controlar o currículo escolar,muitos docentes utilizam o livro como único instrumento metodológico nas atividades de aprendizagem e avaliação do ensino de ciências,corroborando, um estudo realizado por Moreira & Axt (1986) indicam que,”(... muitos de nossos professores,em muitas de nossas escolas,se apegam ferrenhamente a um único livro de texto,a tal ponto que a aula é uma simples repetição de que nele está escrito(...)”.
O livro didático possui varias funções entre elas a de dar suporte ao processo de ensino-aprendizagem,porem se faz necessário o desenvolvimento de mais pesquisas a respeito dos conteúdos que serão ministrados a partir do mesmo.
No entanto,o livro é um instrumento didático indispensável para o professor,pois é um referencial,deve ser usado como uma ferramenta de apoio ,e não como única metodologia,pois possui limitações próprias,só utilizando o livro o professor pode tornar sua aula cansativa,desestimulante e tradicional,o docente pode dinamizar suas aulas através de metodologias simples,como pequenas experiências em sala de aula,segundo AMARAL(1997),através da problematização o professor,faz com que o aluno aprenda fazendo,através de um processo simplificado e induzindo a descoberta.
Todavia o livro didático exerce forte influência na pratica pedagógica dos professores de ciências,pois é uma fonte de pesquisa que permite aprofundamento ao conteúdo para os estudantes de series inicias,ajuda entender melhor o assunto ministrado, através de imagens,informações,sugestões de experiências que podem ser feitas pelos alunos entre outras informações nele contidas.
Mesmo utilizando o livro como roteiro de suas aulas o professor de ciências pode dinamizá-las com materiais simples,como por exemplo incluir os ambientes da escola,SELBACH(2010)