O uso de drogas por adolescentes: Principais motivos para entrar na droga na fase da adolescência
A utilização de drogas, é uma maneira de se exprimir o mal-estar de inúmeros adolescentes. Uma das características da adolescência é a busca de saber quem sou, tanto no fisiológico como no psicológico. “Desejar se completar”, como se a droga permitisse uma contração rápida do tempo, onde fosse possível se construir até a completude, complementação do sujeito, que se realiza somente com a morte” (OLIVEIRA, 1988, p.31).
Faça um teste de personalidade e descubra características pessoais importantes de sua personalidade
Até pouco tempo ouvía-se que apenas artistas, cantores de rock ou pessoas das periferias das grandes cidades tinham envolvimento com as drogas , mais cada vez é maior o número de jovens de classe média e de famílias respeitáveis que se envolvem com este grande problema. Pesquisas recentes de várias capitais brasileiras mostram que 30% dos alunos de 1º e 2º graus já experimentaram algum tipo de droga e, ao contrário do que se imaginava, a 1º vez nem sempre é na rua. Uma outra pesquisa mostrou que 52% destes jovens experimentaram em casa, 20% na rua, 15% em casa de amigos e 8% nas escolas (KOSOVSKI, 1998).
VIZZOLTO (1997), aponta que as pessoas recorrem a droga por razões muito diversas as vezes, até contraditórias. Em geral dão desculpas como: estimular ou acalmar; fugir ou enfrentar; fortalecer; sentir prazer; agüentar situações difíceis, privações ou carência; encontrar novas sensações, novas satisfações; curiosidade e muitas outras.
KOSOVSKI (1998), coloca que a dificuldade maior das drogas não são elas mesmas, mas sim o que faz com que uma pessoa a procure.
Atualmente, pode-se observar, em determinadas ocasiões e ambientes, os jovens com muita naturalidade fumando maconha, consumindo álcool à vontade, cheirando cocaína e, aquele que não o faz sente-se desintegrado do grupo. Os jovens estão envolvidos por uma nova cultura, e vêem na