O ADOLESCENTE E O USO DE DROGAS
O ADOLESCENTE E O USO DE DROGAS
São Paulo
Universidade Nove de Julho
2014
RESUMO
O Consumo de álcool e drogas entre os jovens no mundo inicia-se na passagem da infância para a adolescência. O consumo de drogas tem tendência no aumento cada vez mais. Drogas utilizadas por adolescentes traz riscos adicionais aos que ocorrem com adultos em função de sua vulnerabilidade. O uso abusivo de drogas pode potencializar os efeitos do álcool e em altas doses provocar depressão respiratória. Provocando também síndromes psiquiátricas semelhantes a depressão, ansiedade, pânico, mania e transtorno de personalidade. Estimulam a ação de dependência fazendo com que tenham efeitos diferentes. Os inalantes aumenta o risco de morte sendo assim varias síndromes podem ocorrer com o uso crônico.
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é se aprofundar no adolescente e o uso de drogas, do ponto de vista da psicologia. O interesse principal está voltado para o cuidado ao paciente com problemas relacionados ao uso abusivo de álcool.
O que justifica este trabalho é alertar os jovens dependentes do uso de álcool e drogas. Mostrando que o uso constitui um grave problema de saúde pública, com sérias conseqüências pessoais e sociais no futuro e de toda a sociedade.
A metodologia para esta pesquisa foi o uso da internet, primeiramente, para buscar artigos de tratassem do assunto, visitas à biblioteca para encontrar livros dos autores especialistas no assunto. Nessa primeira etapa não será necessário mais do que essas ações para realizar a pesquisa. De acordo com Cruz, et al, (2000). Afirma que o consumo de álcool e drogas entre jovens no mundo e no Brasil mostram que é na passagem da infância para a adolescência que se inicia esse uso, e os riscos aumentam mais.
A adolescência é um momento especial na vida do indivíduo. Nessa