Automação
Novidades e lançamentos destes setores, a exemplo dos minirastreadores, capazes de localizar pessoas e carros em qualquer lugar do mundo, serão apresentados durante o maior salão da construção civil do Nordeste, a FeiconBatimat, de 22 a 24 de outubro no Centro de Convenções de Pernambuco. Maior região do país em número de estados, a segunda maior em número de habitantes e a terceira maior em PIB, o Nordeste tem apresentado recordes de crescimento.
O Estado do Rio Grande do Norte acompanha esse crescimento. Em março deste ano foi divulgada uma pesquisa que constatou o aumento no número de vendas de imóveis no Estado. Em um mês foram vendidas, na capital, 400 unidades.
O Índice de Velocidade de Venda (IVV) da região metropolitana de Natal, que mede a relação entre a oferta e venda de imóveis, relativo ao primeiro trimestre deste ano, cresceu 1,7% em relação a dezembro de 2013.
As informações constam da pesquisa relativa aos meses de janeiro, fevereiro e março últimos. A pesquisa mostrou ainda que 88% da oferta de imóveis se concentram em Natal e Parnamirim. Das unidades em Natal, 67% da oferta se concentra nos bairros da Zona do Sul (Lagoa Nova, Neópolis, Capim Macio, Ponta Negra e Pitimbu).
Nesse contexto, as empresas do setor de automação estão investindo cada vez mais em tecnologia. No ano passado, o faturamento cresceu. Foram mais de R$ 4 bilhões. A procura foi maior pelo serviço feito em residências. Só nos últimos anos, subiu 300%, de acordo com a associação brasileira de automação.
Para empresários e investidores do mercado o serviço tem sido bastante procurado. “Basta um