álcool e drogas na adolescencia
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
ALICE TINOCO
RAQUEL JÚNIA
PAULO FELIPE DIAS
‘
ÁLCOOL E DROGAS NA ADOLESCÊNCIA
Itaperuna
2013
ALICE TINOCO
RAQUEL JÚNIA
PAULO FELIPE DIAS
ÁLCOOL E DROGAS NA ADOLESCÊNCIA
Trabalho de pesquisa sobre Álcool e Drogas na Adolescência apresentado à disciplina de Enfermagem Saúde da criança e adolescente no curso de Bacharel em Enfermagem como parte dos critérios de avaliação para aprovação.
Prof.:Alex Loze
Itaperuna
2013
Álcool e drogas na adolescência
Droga
Conceitualmente droga pode ser definida como toda e qualquer substância que inalada, ingerida ou injetada, causa alterações no funcionamento de um órgão ou organismo. Já em termos usuais droga pode ser definida como uma substância psicoativa capaz de causar danos ao indivíduo que a consome.
O abuso do consumo de drogas pode ser definido quando estas alteram seu sistema nervoso central, interferindo ativamente na percepção do indivíduo, podendo intensificar ou deprimir o estado de ânimo ou as emoções. A dependência caracteriza-se pela presença de sinais e sintomas de origem cognitiva, fisiológica e psíquica que são indicativos da perda do controle do uso de tais substâncias psicoativas por parte do indivíduo e, apesar dos efeitos e consequências adversas, persiste na manutenção de seu uso.
O uso de drogas e álcool é um fenômeno bastante antigo na história da humanidade e constitui um grave problema de saúde pública, com sérias consequências pessoais e sociais no futuro dos jovens e de toda a sociedade.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (1997), a adolescência compreende o período entre 10 e 19 anos de idade e representa uma fase de grande vulnerabilidade devido aos fatores biopsicossociais aos quais os adolescentes estão sujeitos. A adolescência é um momento especial na vida do indivíduo. Nessa etapa, o jovem não aceita orientações, pois está testando a possibilidade de ser