Adolescencia alcool e drogas
19(2):[08 telas] mar-abr 2011 www.eerp.usp.br/rlae
Artigo Original
O uso de drogas por adolescentes e suas percepções sobre adesão e abandono de tratamento especializado1
Gabriela Pereira Vasters2 Sandra Cristina Pillon3
O uso de drogas na adolescência é questão importante a ser debatida pelos prejuízos ocasionados precocemente. Neste estudo objetivou-se conhecer o uso de drogas entre adolescentes, da primeira experimentação às percepções sobre adesão ao tratamento, com base na pesquisa qualitativa, e se buscou essa compreensão através do ponto de vista dos sujeitos. Os dados foram analisados por categorização temática. Quatorze adolescentes foram entrevistados: maioria do sexo masculino, idade entre 14 e 19 anos e baixa escolaridade. Maconha foi a droga mais utilizada na primeira experimentação. Amigos, tempo livre e “festas” favoreceram a aproximação às drogas. Essas também foram utilizadas pelos adolescentes como escape dos conflitos e sentimentos. Diferentes aspectos intrínsecos e extrínsecos foram referidos como favoráveis à adesão e abandono do tratamento. Os achados podem contribuir para a elaboração de propostas de intervenções terapêuticas, direcionadas a adolescentes usuários de drogas. Descritores: Drogas Ilícitas; Adolescente; Centros de Tratamento de Abuso de Substâncias; Pacientes Desistentes do Tratamento.
1
Artigo extraído da dissertação de mestrado “Trajetória dos adolescentes usuários de drogas de um serviço especializado: do primeiro uso ao tratamento”, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, SP, Brasil.
2
Terapeuta Ocupacional, Mestranda em Enfermagem, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, SP, Brasil. E-mail: gabi_vasters@yahoo.com.br.