O uso da água no Brasil
O Uso da Água no Brasil
Nome: Vinicius de Almeida Souza
2ºC – nº38
O uso da água no Brasil
Enquanto a maioria dos países do planeta vive problemas relativos a escassez da água, o Brasil está numa situação privilegiada em relação a disponibilidade hídrica do seu território: cerca de 17% da água doce superficial e aproximadamente 80% do aquífero Guarani (maior reserva subterrânea do mundo) encontram-se em seu território.
Entretanto cerca de 60% da água superficial brasileira, principal fonte de abastecimento de água no país, encontra-se na região norte, a região menos habitada do país, enquanto outras regiões convivem com a escassez. É o caso da região semiárida nordestina que sofre com as condições hidrológicas desfavoráveis e a apropriação desigual dos recursos hídricos, ou o caso da maioria das metrópoles e grandes cidades brasileiras, que preponderantemente situam-se em uma faixa que vai do litoral até 200 quilômetros interior adentro, onde situa-se a maioria da população brasileira.
Essas cidades, em sua grande maioria, convivem com a escassez de recursos hídricos devido ao desperdício da água potável, à poluição dos corpos d´água e ao manejo inadequado dos seus mananciais, apesar de disporem de situação hidrológica confortável.
O território brasileiro é dividido politicamente em 27 estados que formam uma federação, sobre a qual se sobrepõem 12 grandes regiões hidrográficas, são elas: Amazônica; Tocantins Araguaia; Atlântico NE Ocidental; Parnaíba; São Francisco; Atlântico Leste; Atlântico NE Oriental; Atlântico Leste; Atlântico Sudeste; Paraná; Paraguai; Uruguai e Atlântico Sul.
Abaixo estão as principais ameaças a essas regiões, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA)
Para se ter um panorama das áreas criticamente poluídas no Brasil, é extremamente importante somar os dados de poluição obtidos pelo estado a outras fontes bibliográficas, pois, em muitas regiões brasileiras,