Uso da água no brasil
Nossa água em geral é utilizada para as seguintes atividades:
70% Agricultura Irrigada
20% Residências
10% Indústrias
Uso da água na Agricultura
A Agricultura é a atividade que mais consome água no país, pois a cada tonelada de grãos é utilizado mais de 1.000 toneladas de água, ou seja, 1000L. Não é necessário o uso da água em grande volume e grande gasto para irrigação, sendo que o sistema de gotejamento é extremamente eficiente.
Em algumas plantações, os produtores agrícolas adotaram um sistema de irrigação por gotejamento. Sem esse sistema, uma planta no verão consome em média, 10 litros de água por dia. E por este sistema de gotejamento é usado apenas 2,5 litros, pois a plantação tem aproveitamento de 95% á 98% da água distribuída. Aproveitando o sistema de gotejamento, alguns produtores aplicaram o sistema de fertirrigação, que tem duas funções: alimentar as plantas e distribuir o fertilizante. A água é levada por uma tubulação junto os fertilizantes diluídos, diminuindo o risco de a chuva espalhar estes fertilizantes no solo, e contaminar outras áreas. Esse sistema de fertirrigação rende economia de água, mão de obra, praticidade e custo.
Uso da água na Indústria
Efluente é todo o despejo liquido vindo da indústria. A refrigeração das atividades siderúrgicas, águas pluviais, águas poluídas e esgoto gerado nas fábricas. Após o processo de produção, a água é devolvida ao meio ambiente na forma de efluentes, contendo grande parte dos produtos químicos utilizados nos diversos processos produtivos. Uma vez que estes efluentes são devolvidos diretamente aos lagos e rios locais, a presença de poluentes e químicos, podem causar danos para todas as populações e ecossistemas dependentes desta água. Por conta de a fiscalização ambiental estar maior e consequentemente às multas também, esse valor entrou no custo de produção do produto, e por conta desse valor adicional as empresas tem investido mais em Estação de Tratamento