Faculdade
Água: Fonte de Vida
O Brasil tem a maior bacia hidrográfica e tem 13,7% de toda a água doce que existe na superfície da terra. O Brasil é uma nação irrigada por 12 mil rios, cuja maior concentração de água doce está na bacia do rio Amazonas, porém a distribuição da água no Brasil é bastante desigual. No Nordeste, há apenas 3% de toda a água disponível no Brasil, onde vivem aproximadamente 28% da população. A região sudeste, que tem mais de
100 habitantes por Km², é abastecida pela bacia do Atlântico Sudeste e que detém somente
2,5% da descarga dos rios.
Segundo Novaes (1999): “Isso porque 80% do volume total dessas águas estão concentradas na região norte, que tem a menor densidade populacional do país. Portanto, os 95% dos habitantes têm de dividir os 20% das águas restantes.
A escassez e conservação da água
Além da distribuição geográfica desigual, o crescimento das cidades a partir dos anos 50 juntamente com problemas de suprimentos de água para o Nordeste e algumas regiões metropolitanas, sem falar da poluição nos mananciais causada por lançamentos de dejetos industriais e domésticos fizeram com que o Brasil tivesse que começar a fazer um uso racional e pensar na conservação da água (Novaes, 1999).
Pode-se dizer, então, que as atividades econômicas comprometeram a qualidade das águas, paralelamente com os processos de urbanização e industrialização, à medida que aumentou a produção de lixo e resíduos que são lançados em rios e mares. Isso afeta tanto as águas superficiais quanto as dos depósitos subterrâneos.
2
Água: Fonte da Vida
Universidade Anhembi Morumbi
Para Refletir
Um caso muito grave ocorreu no norte do golfo do México, localizado na costa dos Estados
Unidos. Nesta região produtos químicos trazidos pelo rio Mississípi eliminaram o oxigênio das águas. Diante disso, a vida marinha foi extinta, gerando uma “zona morta”.
Segundo dados da ONU divulgados no Jornal Estado de São Paulo no dia