Responsabilidade Ecologica Final 2
Introdução 2
1. Responsabilidade e Co-responsabilidade 3
2. Ecologia 4
3. Poluição 4
3.1. Tipos de poluição 4
3.1.1. Poluição atmosférica 4
3.1.2. Poluição dos solos 5
3.1.3. Poluição hídrica 5
3.1.4. Poluição sonora 5
4. Extinção de espécies 5
5. Alterações Climáticas 6
6. Reciclagem 6
7. Desenvolvimento sustentável 6
8. Conclusão 7
9. Bibliografia 7
Introdução
No âmbito da disciplina de Filosofia vamos desenvolver o tema responsabilidade ecológica.
Com este trabalho, pretendemos elucidar todo e qualquer leitor relativamente á responsabilidade que devemos ter para com a Mãe Terra.
De facto, esta sensibilização, tal como muitas outras e cujo objectivo foi supra-referido, prende-se no mal-estar que o planeta Terra apresenta neste momento e como atenuar os malefícios que lhe foram causados inconscientemente.
1. Responsabilidade e Co-responsabilidade
Responsabilidade é a obrigação a responder pelas próprias ações, e pressupõe que as mesmas se apoiam em razões ou motivos. O termo aparece em discussões sobre determinismo e livre-arbítrio, pois muitos defendem que se não há livre-arbítrio não pode haver responsabilidade individual pois as ações pelas quais o individuo seria responsabilizado não foram praticadas de livre e espontânea vontade, e consequentemente, também podem ser uma pessoa muito errada: um aluno, um professor e um cidadão não pode haver nenhum castigo nem punição justa para atos julgados irresponsáveis.
Uma pessoa responsável parte-se do princípio que, tendo a plena consciência das consequências dos seus atos praticá-los-á em favor do seu próprio bem-estar.
Os motivos das ações de um indivíduo responsável devem fazer sentido e este deve fazer conhecer suas opiniões sem causar transtorno ao resto da comunidade.
Ser responsável é a obrigação de qualquer cidadão para uma vida íntegra em sociedade.
Co-responsabilidade
Do ponto de vista filosófico, o problema tem origem no conceito restrito de responsabilidade da