O uso da informática como ferramenta auxiliar na educação de deficientes visuais através do EaD
Andreza Silva Areão, Robson Muniz Stefanelli Scavazzini
Instituto Federal de São Paulo – Campus Boituva () robson_scavazzini@hotmail.com, aareao@gmail.com;
Abstract. This article reports the use of screen readers in virtual learning environments, auditioning for best fit of distance education for the visually impaired.
Aims to propose a convention to standardize rules correctly willing resources on virtual platforms such as Moodle, in addition to analysis of the use of screen readers in other applications that access the virtual learning environment.
Resumo. Este artigo relata o uso dos leitores de tela em ambientes virtuais de aprendizagem, fazendo testes para adequar de melhor forma a educação a distância para deficientes visuais.
Tem como objetivo propor uma convenção de regras para padronizar de maneira correta os recursos dispostos nas plataformas virtuais, como por exemplo o moodle, além de fazer análises do uso dos leitores de tela em outros aplicativos que acessam o ambiente virtual de aprendizagem.
Palavras-chave:AVA´S, leitores de tela, deficientes visuais, NVDA, moodle e educação a distância.
1. Introdução
Cada vez mais a qualificação profissional é desejada pelas pessoas, embora muitas delas não tem a oportunidade de estudar por falta de tempo. A educação à distância pode ser considerada uma alternativa fácil, por conseguir conciliar outros afazeres e estudar paralelamente, já que as aulas dos cursos são visualizadas por um dispositivo eletrônico com acesso à internet como: computadores, celulares e tablets. Tais dispositivos permitem acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), nome dado a plataforma de acesso aos cursos a distância.
Nos cursos de Educação a distância existem alunos que apresentam dificuldades para cumprir as atividades didáticas propostas pelo curso, como por exemplo, os portadores de deficiência