Softwares de auxílio a alunos PNE
LETRAS- PORTUGUÊS E LITERATURA A DISTÂNCIA
OFICINA DE INTRODUÇÃO À MULTIMÍDIA - EAD
TECNOLOGIAS DE AUXÍLIO À INCLUSÃO DIGITAL PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
RESTINGA SÊCA
09-01-2014
INCLUSÃO DIGITAL
“A Inclusão Digital pode ser considerada como democratização das tecnologias. Esse assunto tem sido muito repercutido no Brasil pelas dificuldades encontradas para a implantação.
Incluir uma pessoa digitalmente não é apenas "alfabetizá-la" em informática, mas sim fazer com que o conhecimento adquirido por ela sobre a informática seja útil para melhorar seu quadro social. Somente colocar um computador na mão das pessoas ou vendê–lo a um preço menor não é, definitivamente, inclusão digital.”
(http://caminhoinclusaodigital.wikidot.com/o-que-e-inclusao-digital)
No caso da Inclusão Digital de alunos com necessidades educacionais especiais, “somente colocar um computador na mão” dessas pessoas está ainda mais longe de ser o bastante. Há que se lançar mão de tecnologias auxiliares e treinar os usuários para que essas ferramentas sejam plenamente aproveitadas. E, antes ainda, preparar os educadores para a aplicação dessas tecnologias.
Descrevo, a seguir, alguns softwares desenvolvidos com o fim de auxiliar pessoas com diferentes deficiências a fazer uso da informática, seja para trabalho, estudo ou mesmo para comunicar-se.
JAWS
Software de auxílio a deficientes visuais
O JAWS (Job Access With Speech), é um dos leitores de tela mais populares (embora não gratuito) do mundo, disponível em dez idiomas, inclusive em português.
Utilizando software de síntese de voz e a placa de som do computador, o JAWS lê a informação exibida na tela e recebe comandos de voz efetuados pelo usuário. A própria instalação do programa já é totalmente acompanhada por voz.
O JAWS também gera informações para telas especiais em Braille.
Compatível com os