o urbanismo progressista !
O urbanismo em seu modelo progressista padroniza as cidades em funcionamento, sendo rigidamente projetada de forma funcional, para que ao invés de uma cidade com forma variáveis e indefinidas exista um meio funcional e acessível. O espaço urbano é traçado conforme uma análise das funções humanas. Classificam e localizam separadamente as diversas formas de trabalho como industrial, liberal e agrícola.O traçado definido em conformação com as funções urbanas :habitação, trabalho, cultura e lazer , devidamente separadas, resultaria em bem estar e progresso social.
O espaço progressista é aberto e rompido por espaços vazios ou verdes que garantem a exposição das edificações ao sol,em função da higiene.
O modelo progressista se caracteriza pela atomização, fragmentação, baixa densidade, enfim, tudo o que se opõe a uma atmosfera urbana. Apesar de ter se originado em preocupações sociais, trata-se de um modelo autoritário e orientado no sentido do rendimento máximo.
A beleza, nesse modelo, está associada à lógica racional, recusando ele toda a herança artística do passado. A lógica e a beleza devem coincidir.
O principal Arquiteto foi Tony Garnier, arquiteto e urbanista Frances , seu interesse deixou de ser estrutura econômica e social, é obcecado pela modernidade, propõe uma cidade funcional e geométrica, negando qualquer referência as cidades do passado e deixam de lado o interesse pelas estruturas econômicas e sociais e passam a preocupar com as técnicas e estética.