O Tênis no Brasil
O poderio econômico britânico no século XIX ganhou o mundo e, certamente, ajudou a difundir o tênis, inclusive no Brasil, onde chegou por volta de 1889, pelas mãos dos técnicos da Light and Power (energia elétrica) e da São Paulo Railway (estradas de ferro).
No Brasil, esse registro tem lugar em Niterói, Rio de Janeiro, em 1888. Além dos diplomatas, os pioneiros eram representantes de firmas de navegação e engenheiros que vieram construir nossas ferrovias.
O primeiro clube brasileiro que começou a prática foi Club Blitz de Ciclismo, fundado no dia 15 de outubro de 1898, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Já em São Paulo, as primeiras quadras de tênis foram construídas em 1892, no São Paulo Athletic Club, fundado pelos ingleses. Mas o esporte no país só era praticado como lazer e convívio social.
Os primeiros torneios só aconteceram em 1904. Foi um interclubes envolvendo o São Paulo, o Tennis Club de Santos e o Paulistano.
Os principais tenistas brasileiros
Gustavo Kuerten
Thomaz Bellucci
Thomaz Koch
Fernando Meligeni
Luiz Mattar
Marcos Hocevar
Jaime Oncins
Carlos Kirmayr
Flávio Saretta
Principais torneios
TORNEIO NO MUNDO OS PRINCIPAIS
AUSTRALIA OEPN
ROLAND GARROS
WIMBLEDOM
MASTER SERIES
US OPEN
SUL AMERICANO
TORNEIO NO BRASIL OS PRINCIPAIS
BRASIL OPEN
CNIPS
COPA DAVIS
CAMOEOES COPA PETROBRAS
FUTURE DE CAMPINAS
FUTURE DE SANTOS
ABERTO DE SÃO PAULO
FUTURE DE FORTALEZA
FUTURE DE PORTO ALEGRE
CITY BANK MASTER TOUR
Golpes
Forehand - Golde de fundo (depois que a bola quica uma vez na quadra) executado do mesmo lado do corpo em que o jogador segura a raquete. O forehand de um canhoto, por exemplo, é o golpe de fundo no seu lado esquerdo.
Backhand - Golpe de fundo de quadra executado do lado contrário onde o jogador segura a raquete. Para um canhoto, por exemplo, o backhand fica no seu lado direito.
Slice - Efeito que "corta" a bola de cima para baixo, tendendo a abaixá-la ao tocar o solo. Propício para golpes de