Tenis no Brasil
Stanley n° 35 2°E
Tênis no Brasil
Santo André 2015
Com a vinda dos ingleses para o Brasil no fim do século XIX para atuarem no processo de urbanização de São Paulo e Rio de Janeiro, eles não trouxeram apenas uma bola de futebol em suas bagagens. Junto, vieram algumas raquetes e bolinhas para jogarem tênis, ou seja, o esporte desembarcou por aqui no mesmo período em que o futebol.
Em 1892, o clube do São Paulo Athletic Club, fundado por ingleses, inaugurou as primeiras quadras de tênis brasileiras. Outros clubes do estado paulista também começaram a construir suas quadras, assim como clubes do Rio Grande do Sul. O primeiro campeonato estadual disputado no Brasil, foi em São Paulo, em 1913, do qual, só seria conquistado por um brasileiro chamado Maercio Munhoz, em 1918.
Em 1924, clube como o São Paulo Tênis Club acompanhado de mais nove clubes, fundaram a Federação Paulista de Tênis. Seis anos mais tarde a entidade já tinha 23 clubes filiados.Em 1932, o Brasil estreava na Copa Davis com o melhor tenista brasileiro da época, Nelson Cruz, acompanhado de Ricardo Pernambucano, outro atleta de destaque na época.
Em 1938, o tenista brasileiro, Alcides Procópio, estreava em Wimbledon, na Inglaterra, marcando a primeira participação do Brasil nesta competição. Foi ele também o primeiro campeão brasileiro, em 1943, derrotando na final seu rival, Maneco Fernandes.
Em 1955 o Brasil começou a acompanhar a evolução do tênis mundo a fora, o que resultou no período de maior desenvolvimento do esporte no Brasil. Novas quadras eram construídas e tenistas campeões começavam a surgir no Sul e Sudeste do país. Os gaúchos começavam a se destacar e entrar no cenário que até então pertencia somente aos paulistas e cariocas que já eram consagrados na época.
De todos os talentos que tinham naquela época, Maria Esther Bueno ( a maior tenista brasileira de todos os tempos ) conseguiu um feito inédito em ser a número um do