Relatório
Em 1912, foi dado o início das competições organizadas no país quando foi disputado o primeiro campeonato por equipes na cidade de São Paulo, tendo como campeão, o Vitória Ideal Clube.
Até 1938, o Tênis de Mesa aqui no Brasil passou por altos e baixos, quando neste ano, nosso país obteve a sua primeira vitória internacional. Dois anos mais tarde, em 1940, era inaugurada a primeira mesa de tênis do Brasil pelo Clube Atlético Fazenda Estadual.
Em 1941, a antiga Associação de Ping Pong passou a ser Federação de Tênis de Mesa. Materiais esportivos e regras adequadas fizeram o tênis de mesa aqui no Brasil a evoluir.
O tênis de mesa é oficializado no país
No mesmo ano em que a Associação de Pingue-Pongue mudou para a Federação de Tênis de Mesa, ou seja, em 1941, foi também neste ano em que começaram a surgir os torneios regionais e nacionais de Tênis de Mesa.
Já em 1942, o Tênis de Mesa deu o seu grande passo aqui no Brasil. Atletas cariocas como De Vicenzi, A. Neves e G. Ferreira, junto com os paulistas Bolonga, F. Nunes e W. Silva, aprovaram a tradução das regras e assinaram convênios que levaram o Tênis de Mesa à oficialização pela CBD (Confederação Brasileira de Desporto) que tomava conta dos esportes na época.
Em 30 de maio de 1979, era fundada a CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa), entidade máxima responsável pela modalidade aqui no Brasil.
Em 1988, o Brasil começava a sua participação nos Jogos Olímpicos de Seul (foto acima), na Coréia do Sul. Os representantes brasileiros da época foram os mesa-tenistas Cláudio Kano e Carlos Issamu Kawai.
Atualmente, o Brasil tem mais de 5 mil atletas filiados através de 22 Federações Estaduais.
O tenista Cláudio Kano (foto acima) é um dos grandes atletas que o Brasil já teve. Ele é um dos maiores recordistas de medalhas em Jogos Pan-americanos, sendo