O Tupinambá e sua influência no Português Brasileiro
Ariana Barreto do Nascimento (UFAM)
Este trabalho tem como propósito estabelecer uma relação sucinta entre a língua indígena Tupinambá e o Português Brasileiro através de comparações entre palavras das respectivas línguas. Dentre as várias línguas indígenas faladas no Brasil durante o período colonial estava o Tupinambá. Essa língua foi utilizada como forma de comunicação entre os portugueses e indígenas, tendo grande influência na formação lexical da língua portuguesa. Para demonstrar tal influência fez-se quadros comparativos com palavras de ambas as línguas além de análises fonéticas e morfológicas destacando as propriedades da língua indígena bem como sua história e sua família lingüística.
Palavras-chave:língua.Tupinambá.Português Brasileiro.influência.
Dentre as várias línguas indígenas faladas no Brasil durante o período colonial estava o Tupinambá. Essa língua foi utilizada como forma de comunicação entre os portugueses e indígenas, tendo grande influência na formação lexical da língua portuguesa.
Este trabalho tem como propósito estabelecer uma relação sucinta entre a língua indígena Tupinambá e o Português Brasileiro através de comparações entre palavras das respectivas línguas.
Os portugueses que chegaram aqui eram oriundos de várias regiões de Portugal e pertencentes a diferentes classes sociais, divergindo na forma de falar o português. Portanto, não havia homogeneidade no falar da comunidade portuguesa que pretendia colonizar o Brasil, o que corroborou para que uma língua comum fosse adotada. O Tupinambá foi tão importante nessa época que se expandiu conforme as expedições bandeiras avançavam (PIRES, 2009). Os bandeirantes indicavam os lugares por onde passavam com nomes tupinambás, daí tantos topônimos nessa língua (ARAUJO, S/D). Através dessa prolongada convivência, podemos observar que muitas palavras foram incorporadas ao nosso vocabulário. São exemplos: