historia do portugues no brasil
história
do
português
brasileiro
Língua oficial do Brasil, e derivado do latim.
Quando o Brasil foi descoberto pelos portugueses, havia mais de 1.000 línguas no país, faladas por índios de diversas etnias .As numerosas etnias da família Jê haviam migrado para o interior, e só conheceriam o contato com os colonizadores no final do século XVII.
A colonização portuguesa começou gradativamente pelo litoral, a partir de 1532, com a instituição das capitanias hereditárias. Para estabelecer uma comunicação com os nativos, os portugueses foram aprendendo os dialetos e idiomas indígenas.(Tupi e o Guarani).
Século XVI
A partir do tupinambá, falado pelos grupos mais abertos ao contato com os colonizadores, criou-se uma língua geral comum a índios e não-índios. documentada pelos jesuítas para a catequização dos povos indígenas. Em 1595, o padre José de Anchieta. o padre José de Anchieta a registrou em sua Arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil. Essa língua geral derivada do tupinambá foi a primeira influência recebida pelo idioma dos portugueses no
Brasil.
Contribuição da matriz africana
O
tráfico de escravos;
introdução do cultivo da cana-deaçúcar;
Os escravos acabaram aprendendo o português, para se comunicar com os seus senhores.
Português crioulo;
a partir da segunda metade do século XVII
À língua geral de origem indígena, era a mais falada entre os colonos.
A partir da segunda metade do século XVIII a língua portuguesa começa a predominar através dos seguintes fatores:
Exploração do interior pelos bandeirantes;
A descoberta das minas de ouro e diamante
aumento do número de imigrantes portugueses que chega ao Brasil para ocupar os novos centros econômicos; O crescente número de falantes do português começa a tornar o bilinguismo das famílias portuguesas no país cada vez menor.
Em 17 de agosto de 1758, a língua portuguesa se