O trânsito no Recife
A principal causa do problema é a falta de investimentos nos transportes coletivos. Os ônibus não têm horário certo para passar, são caros, desconfortáveis e pouco integrados com outros modais de transporte. As linhas de metrô são poucas e sofrem dos mesmos problemas. Os carros também enfrentam longos congestionamentos , vias esburacadas e mal sinalizadas. Já os ciclistas, não tem vida fácil. Andar de bicicleta é uma tarefa perigosa, pois não há espaço seguro para trafegarem.
Para solucionar o problema é necessário diminuir o número de carros nas ruas, mas para isso deve fazer mudanças no transporte coletivo. No entanto, é difícil convencer alguém a deixar o seu carro para entrar em um ônibus lotado, quente e com cadeiras desconfortáveis. Uma outra alternativa é criar faixas exclusivas para ônibus para que não disputem a mesma faixa com os carros.
Atualmente, discute-se (ONDE¿) a utilização de meios de transporte baratos e não poluentes. Uma alternativa é o transporte fluvial. Recife é uma cidade cortada por rios e a navegabilidade do rio Capibaribe é uma solução para diminuir o número de carros nas ruas. Além disso, a utilização de bicicletas também é uma alternativa para desafogar o trânsito. O uso de bicicletas como meio de transporte ganhou forças quando a prefeitura da cidade do Recife passou a utilizar ciclofaixas móveis aos domingos e feriados, propiciando momentos de lazer, as bicicletas se popularizaram e os Recifenses passaram a discutir a implementação de mais ciclofaixas para serem utilizadas no dia-a-dia da cidade.
Para que o trânsito melhore é necessária uma maior fiscalização do poder público,investimentos inteligentes e inovadores para uma melhor qualidade dos meios de transporte.