O Trabalho E Seu Sentindo Para A Sociedade
O que o trabalho representa para a Sociedade? Já imaginou que para trabalhar em um ambiente saudável e de maneira agradável é importante que você conheça a importância e o peso que o trabalho tem em sua vida?
Uma das primeiras definições que as pessoas dão ao trabalho, é o “meio de sobrevivência”. Esse sentido do trabalho foi por muito tempo encarado de forma negativa, e para muitos o é até os dias de hoje. Isso porque nos séculos XVII e XVIII a nobreza não trabalhava e tinha garantida sua inserção social pelo título que carregava. O trabalho não era importante, digno ou necessário. Só a plebe trabalhava.
Com a revolução burguesa e a industrial, o trabalho adquiriu outro sentido: continuou sendo um meio de sobrevivência para muitos, mas tornou-se um veículo para o reconhecimento da identidade social. Assim, nos sentimos mais ou menos aceitos socialmente de acordo com o cargo que ocupamos. Hoje em dia podemos observar que o indivíduo mostra que o trabalho proporciona certa felicidade de acordo com o que este exerce no sentido de dar o prazer em trabalhar de acordo com a entrevista do artigo.
No meio social atual, existe tamanha cobrança em relação ao trabalho, criatividade, rapidez e produção, do qual a sociedade torna o homem mais escravo do trabalho ao invés do prazer. Pois quem não trabalha talvez dentro destes padrões é indesejável ou desqualificado por esta. Isso é tão forte em nossos dias, que mesmo sabendo que estar desempregado não tem necessariamente ligação direta com capacidade e competência, ainda assim é fonte de sofrimento para o indivíduo.
O trabalho contribui não apenas para o desenvolvimento do indivíduo, mas da sociedade em geral, o que foi bastante ressaltado pelos entrevistados, que sentem necessidade de realizar uma atividade que agregue valor tanto para eles quanto para a sociedade. No momento em que o trabalho não contribui, deixa de trazer benefícios para alguém ou para a sociedade, ele não faz