infancia cultura e participação na vida escolar
Infância cultura e participação na vida escolar.
Acadêmicos: Martins da Silva. Cleunice Siqueira de Queiroz Andrade. Rafael Cristina A. Ferreira. Thamara
Cristalândia/Tocantins 2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho pretende enfatizar a importância das políticas publicas e as educações na diversidade podem testificar o processo que estamos nomeando de “ascensão da diversidade”. A imagem das mãos coloridas, expostas em um círculo e o grupo organizado de crianças representando os diferentes grupos étnico-raciais, ou crianças com alguma deficiência unidas com a intenção de passar as pessoas que “ser diferente é legal”, isso tudo revela de alguma forma que passamos sempre por um processo de absorção tendo em vista as respostas dos conflitos entre grupos sociais de diferentes culturas, etnias e raças, tais grupos que vem reivindicando há algum tempo o reconhecimento social.
Estes movimentos sociais chamam a atenção para a necessidade de ocasionar imagens com significados próprios, combatendo os tais preconceitos que foram responsáveis pela “discriminação”, desses grupos.
Pretendemos focar neste trabalho as diferentes questões e diálogos que possibilitaram o processo de ascensão da diversidade, no entanto devemos ressaltar que, a afirmação da diversidade possa significar o surgimento de uma modulação do pensamento social, é fundamental questionar qual a diversidade esta sendo utilizada? E quais as diferentes perspectivas de