cores em ambientes hospitalares
A COR NO AMBIENTE HOSPITALAR
Luiz Cláudio Rezende Cunha
RESUMO
O objetivo desta pesquisa é demonstrar que há diferentes reações, de pacientes e de profissionais que trabalham em um hospital, na presença de cores. O espaço físico absorve luz emitida por uma fonte e a transmite aos usuários, permitindo sua interpretação emocional.
ABSTRACT
The color in the Hospital Environment
The objective of this research is to demonstrate that there are different reactions of patients and of professionals that work in a hospital in the presence of colors. The physical space absorves light emited from a source and transmits it to the users, allowing emotional interpretation.
PALAVRAS-CHAVE:
Humanização. Estabelecimentos Assistenciais de Saúde. Cor. Arquitetura
Hospitalar.
INTRODUÇÃO
Este artigo apóia-se nas questões teóricas relacionadas à importância da cor em ambientes hospitalares, tendo em vista que o objetivo daqueles que trabalham em tais espaços é o aumento da qualidade de vida do homem, já que os hospitais abrigam pessoas que lidam com fortes emoções: nascimento, doença, risco de morte e morte. Por essa razão, a cor passa a ter significado diferente para pacientes, acompanhantes e funcionários, devendo, portanto, ser valorizada pelos profissionais que estão envolvidos com o planejamento hospitalar.
A cor pode ser entendida como sensações visuais provenientes do reflexo da luz sobre os objetos. As superfícies dos corpos exercem uma ação seletiva em relação aos raios luminosos, absorvendo-os ou refletindo-os. Em última análise, apenas a sensação provocada pela ação da luz sobre a visão, quando se varia a qualidade, a quantidade, a forma e o posicionamento das áreas coloridas, provoca respostas com diferentes intensidades. Cada estímulo visual tem características próprias, possuindo tamanho, proximidade, luz e cor. A percepção visual, portanto, é distinta