arritimia
A HUMANIZAÇÃO E O AMBIENTE
FÍSICO HOSPITALAR
Vânia Paiva Martins
RESUMO
A humanização dos estabelecimentos assistenciais de saúde tem uma diretriz transversal e constitui-se num conjunto de ações sobre diversas práticas e condições na prestação dos serviços de saúde, assim como em diferentes níveis do Sistema, formando uma construção coletiva de todos os atores envolvidos. Para o Ministério da Saúde, tratase de uma das estratégias para alcançar a qualificação da atenção e da gestão em saúde no SUS. Trata-se de uma forma de tornar parceiros tanto usuários como profissionais de saúde na busca da qualidade dos serviços, um projeto de co-responsabilidade e qualificação dos vínculos interprofissionais e entre estes e os usuários na produção de saúde.
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a questão da humanização no ambiente físico hospitalar, enfatizando o conforto ambiental nos aspectos da iluminação, da utilização da cor e do conforto higrotérmico. Essa humanização hospitalar, ao mesmo tempo em que colabora com o processo terapêutico do paciente, contribui para a qualidade dos serviços de saúde prestados pelos profissionais envolvidos.
ABSTRACT
The humanization and the physical hospital environment
Humanize of the establishments assisting of health has a traverse guideline and it constitutes in a group of actions about several practices and conditions in the installment of the services of health, as well as in different levels of the System, forming like this a collective construction of all the involved actors. For ministry of Health, it is treated of one of the strategies to reach the qualification of the attention and of the administration in health in SUS. It is treated in a way of turning partners users and professionals of health in the search of the quality of the services, a co-responsibility project and qualification of the entails