Cromoterapia No Hospital
A cromoterapia consiste na utilização das cores de modo que seja possível induzir ou inibir determinados estados fisiológicos ou psicológicos do indivíduo. A cromoterapia hospitalar é uma técnica que apesar de não substituir os tratamentos convencionais é uma interessante terapia complementar que pode acelerar o processo de recuperação do paciente.
A utilização metódica das cores dentro do ambiente hospitalar é um processo relativamente comum, a predominância do branco, por exemplo, é uma maneira que as instituições hospitalares encontraram para transmitir a sensação de limpeza, higiene e tranquilidade, qualidades que as pessoas exigem de uma instituição dessa natureza.
A utilização de jalecos verdes ou azuis dentro dos ambientes cirúrgicos também não é por acaso: essas cores evitam que a visão do médico perca a sensibilidade de enxergar diferentes tonalidades de vermelho que são comuns durante o processo cirúrgico.
É importante destacar que a utilização da cromoterapia dentro do ambiente hospitalar deve ser utilizada em especial no ambiente de recuperação para que não haja interferência no padrão de cores exigido nessas instituições.
A utilização de cores alegres pode ser importante em salas de recuperação infantil, a utilização de cores relaxantes como o azul e o verde podem perfeitamente serem utilizadas em ambientes destinados a pacientes com problemas cardíacos, devido as propriedades calmantes das mesmas.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/cotidiano/artigos/51589/cromoterapia-no-hospital-a-importancia-das-cores-no-ambiente-hospitalar##ixzz3VxnkgzDP