cromoterapia
O vocábulo cromoterapia é formado por dois radicais: cromo ou croma, que significa cor e terapia que corresponde a tratamento ou terapêutica.
Cromoterapia é a prática da utilização das cores na cura de doenças, a partir do entendimento de que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica.
É a ciência que utiliza as cores do espectro solar para alterar ou manter as vibrações do corpo naquela freqüência que resulta em saúde.
Origem
A cromoterapia vem sendo utilizada pelo homem desde épocas remotas nos templos de
Heliópolis, no Egito, e também na Grécia, na
China e na antiga Índia.
Os sacerdotes-médicos tratavam os doentes com as cores utilizando-se de flores e pedras preciosas. As principais cores utilizadas são:
Vermelho
Laranja
Amarelo
Verde
Azul
Índigo
Violeta
As cores quentes são: vermelho, laranja e amarelo. O vermelho é o elemento do fogo e estimula e excita os nervos e o sangue.
Promove a liberação de adrenalina e estimula os nervos sensoriais. Ativa a circulação sanguínea, excita os nervos cerebrospinais e o sistema nervoso simpático. Revitaliza o corpo físico, mas, por ser tão poderosamente estimulante, deve ser usada com cautela.
O laranja é uma combinação do vermelho e do amarelo. Tem efeito antiespasmódico. Bom no tratamento das cãibras musculares e nos espasmos. O laranja auxilia o metabolismo do cálcio e fortalece os pulmões, pâncreas e baço. Esta cor acelera a pulsação, mas não eleva a pressão sanguínea.
Fortalece o corpo, vivifica as emoções e cria um sentimento geral de bem estar e disposição. Indicado no tratamento de asma, bronquite e pulmões.
O amarelo ativa os músculos motores e gera energia nos músculos. Favorece a digestão, mas se usada durante muito tempo pode provocar diarreia porque estimula o fluxo de bile. O amarelo afasta os parasitas. Melhora a condição da pele