Segurança do Trabalho
Profa. Gilanne da Silva Ferreira
Profa. Juliana Paiva Góes da Silva
Cromoterapia
A Cromoterapia é uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções.
Através desta ciência pode-se tratar e curar alterações, através da restauração do equilíbrio e do balanceamento normal das energias do corpo.
Cromoterapia
É baseada nas sete cores do espectro solar e cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até ao nível intelectual.
Cromoterapia
É utilizada desde as antigas civilizações, como no
Egito antigo, na Índia, Grécia, China, onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação de resultados.
Cromoterapia
O tratamento pela cor era utilizado pelas civilizações antigas do Egito, nos grandes templos.
Em suas salas coloridas, praticava-se pesquisas sobre o uso da cor na saúde;
Empregavam a técnica de fazer água solarizada, utilizada também pelos Hindus, Chineses, etc.
Cromoterapia
Cromoterapia
O primeiro livro publicado acerca da aplicação da cor para fins terapêuticos foi em
1877, e tratava basicamente do uso do vermelho como estimulante e do azul como calmante; No ano seguinte, o Dr. Edwin Babbit publicou sua obra descrevendo os diferentes efeitos das sete cores do espectro da luz (arco-íris) como agentes de cura.
Cromoterapia
Contudo, foi um cientista indiano, Dr.
Dinshah Ghadiali, que descobriu os princípios científicos que explicam porque e como os diferentes raios coloridos têm efeitos terapêuticos diversos sobre o organismo;
Após vários anos de pesquisas, Ghadiali publicou em 1933 uma obra prima sobre a cromoterapia. Ele trabalhou, lecionou nos EUA e desenvolveu vários tipos de lâmpadas coloridas. Cromoterapia
Atualmente existem estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, de trabalho, hospitais, etc.
Até em