conforto ambiental
Campus (VM) Vila Mariana
São Paulo - SP
Conforto Ambiental
Prof. Aline Machado
Carlos Eduardo Ferreira Lopes RA: 7243589465
Leonardo Lucio de Moraes RA: 7243586305
Sumário
A influência das cores no ambiente corporativo A utilização das cores no ambiente corporativo pode funcionar como um fator estratégico quando aplicada de maneira planejada, sendo capaz de expressar a partir daí tanto a identidade da empresa, como também funcionar como um elemento de estímulo para um trabalho mais produtivo. Além disso, as cores servem para diferenciar os diferentes departamentos, não apenas com relação a localização como também as tarefas que são desenvolvidas em cada um deles. Em ambientes onde as atividades são menos movimentadas o ideal é buscar contrapor esta característica com uma composição de cores mais enérgicas, como o laranja e o vermelho, enquanto em lugares onde as tarefas exigem mais concentração, tons mais tranquilos, como os verdes amarelados , são os mais indicados.
Nas salas de espera é interessante trabalhar com cores alternadas nas paredes. Isto criará um sentido de movimento que irá tornar aquele momento menos monótono.
É importante ressaltar, no entanto, que as cores influenciam os estados de humor, podendo desencadear emoções, modificar comportamentos e, algumas vezes, até alterar o funcionamento do organismo. Desta forma, é fundamental balancear as cores e suas tonalidades:
- cores frias: pela sugestão de tranquilidade e de temperatura agradável são ideais para ambientes onde se deseja transmitir sobriedade ou relaxamento. Porém, quando utilizadas em excesso, as cores frias podem tornar o espaço depressivo e monótono;
- cores quentes: favorecem a vitalidade, energia e a criatividade. Por outro lado, se forem aplicadas sem equilíbrio podem causar stress, predispondo estados de espírito elevados e