conforto ambiental
Introdução
O conforto ambiental tem como objetivo adequar os princípios físicos envolvidos e asnecessidades de caráter ambiental -Necessidades estas que se dividem emtemperatura, luz, acústica, visuale da qualidade do ar interno e externo - aos projetosconstrutivos. É fundamentado nas sensações causadas pelo ambiente construído,utilizando-se de descrições de ambientes e espaços do cotidiano.Esta é uma exigência que vem crescendo cada vez mais dentro da sociedade, epode ocorrer tanto em espaços residenciais ou comerciais.
Conforto Térmico A importância do conforto térmico relaciona-se não só à sensação de conforto daspessoas, como também ao seu desempenho no trabalho e à sua saúde.
No verão, a insolação é uma importante causa de desconforto térmico nasedificações. A proteção das paredes, onde o efeito da insolação usualmente é menor,pode ser feita: com pintura de cores claras; sombreamento por meio de vegetação oudispositivos de proteção solar; com isolamento utilizando-se materiais isolantes pelolado de fora; com a adoção de paredes de grande capacidade calorífica paraamortecer as variações de temperatura exterior e com ventilação para eliminação docalor interno. As coberturas podem ser protegidas com a utilização de forro, telhasclaras, isolantes térmicos e de materiais de grande inércia térmica.
Para a situação de inverno, pode-se buscar o aproveitamento máximo da insolaçãotambém com o uso de materiais de grande capacidade calorífica para amortecer asvariações de temperatura exterior e materiais isolantes térmicos para proteção doexterior, visando manter o calor interno e reduzir a condensação na face interna dasparedes externas da edificação.
Conforto Lumínico / Visual