Conforto ambiental
A Casa Barco
Conforto Ambiental
A Casa Barco da MDP Arquitetura, localiza-se em Ilhabela – São Sebastião/SP, projetada em 2008, será analisada através deste trabalho nos seguintes aspectos: Conforto Ambiental, Sustentabilidade Ambiental, Eficiência Térmica, Iluminação Natural e Artificial, Ventilação Natural e Conforto Acústico.
Arquitetura e Natureza se relacionam através da liberdade visual, exercida pela transparência das aberturas, direcionadas para o oceano.
A Casa Barco navega em uma integração visual completa com a Ilha, o canal e o continente, exuberante paisagem portuária de São Sebastião.
O oceano é o seu manto, abraça seus espaços e rasga-lhe aberturas , deixando fluir liberdade, proteção e tranqüilidade.
← O projeto busca por conexão entre o ambiente externo e interno e abusa do espaço utilizando-se de poucas paredes em grande amplitude.
← Implantação e entorno: A Casa Barco está posicionada em uma altura mediana da Ilha com vista para o porto de São Sebastião, cercada por vegetação nativa a obra ainda possui paisagismo tropical com inúmeros coqueiros.
← Utilização de materiais de construção locais, como a madeira e as pedras rochosas, bem como mão-de-obra local
← Descarte adequado dos resíduos e encaminhamento dos que podem ser reaproveitados para a reciclagem
← Aproveitamento de energias renováveis como o vento pelo método de ventilação cruzada, placas fotovoltaicas; aquecedor solar para água; reaproveitamento de água da chuva; piso elevado e teto verde são os itens que classificam a casa como sustentável.
← A Casa Barco possui uma arquitetura rica em aberturas, paredes divisórias ,quase não existem no interior, as janelas de grande amplitude deixam o ar circular livre pelo espaço, isso deixa o local arejado.
← A boa temperatura do telhado é garantida pelo teto verde.
← Frente leste, a obra tem o horário de temperatura mais amena em sua fachada, alem de