Resumo - o monge e o executivo
O Livro O Monge E O Executivo
O autor relata a história de John Daily um homem de aparente sucesso nos negócios, mas que começou a surgir problemas em sua vida. Teimoso ele é vencido pela insistência da mulher Rachel, John resolve participar de um retiro sobre liderança onde encontra um ex-executivo que tinha desaparecido do mundo dos negócios há muito tempo. Tratava-se de Leonard Hoffman, que agora era um dos frades chamado de irmão.
No primeiro capítulo o autor aborda as definições de liderança que é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum, também foi mostrada a diferença entre poder e autoridade, enquanto poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade por causa de sua posição ou força mesmo que a pessoa preferisse não fazer, autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal. Foi mostrado também como cada uma das atitudes mostradas atrás são usadas, ora o poder, quando a situação exige-o,ou para colocar limites, ora a autoridade para influenciar e conseguir êxito. e foi percebido o perfil de cada um dos personagens através da fala e opiniões dadas.
O segundo capítulo foi discutido sobre o comportamento das pessoas como numa abordagem psicológica, sobre as necessidades humanas que vão além do dinheiro, pois segundo o autor não são as coisas materiais que nos trazem alegria na vida, pois, os maiores prazeres da vida são totalmente grátis. Foi destacada a importância de que liderar é remover obstáculos, é facilitar a vida dos liderados, e por último, liderar é servir. Para que se possa servir é necessário suprir necessidades, por isso é preciso definir a diferença entre necessidade e vontade. Uma vontade é simplesmente um anseio que não considera as conseqüências físicas ou psicológicas daquilo que se deseja. Já uma necessidade é uma legítima exigência