o trabalho sem emprego
RESUMO
Este artigo aborda o contexto atual da globalização e o modo de produção capitalista ante as novas relações de trabalho, sob o enfoque do livro “O Trabalho Sem Emprego” de Eduardo Pastore. Realizar-se-á uma síntese histórica do Direito do Trabalho no Brasil, a fim de orientar o tema à realidade do país. Serão realizadas discussões acerca da economia, dos processos globalizantes gerados pelo capitalismo, bem como será feita uma análise em relação à sociologia, que se mostra essencial ao estudo das transformações sociais e para definir formas de solucionar e entender as mudanças trabalhistas.
PALAVRAS-CHAVE: Trabalho; direito; economia; capitalismo; globalização.
1. INTRODUÇÃO
Este artigo aborda, segundo princípios do Direito do Trabalho, as inter-relações e transformações sócio-históricas existentes dentro na sociedade, tais como a luta de classes e a Consolidação das Leis do Trabalho e suas conseqüências para a realidade atual dos trabalhadores e empregados, sob o enfoque da globalização, do neoliberalismo e do sistema capitalista de produção, principalmente, os quais fizeram surgir um cenário de mudanças tecnológicas importantes, mas nem sempre atentando-se para a humanização destas transformações.
A tecnologia avançou consideravelmente no século XXI e trouxe consigo diversas mudanças tecnológicas que representaram uma realidade diferente, menos sofrível do ponto de vista de sua praticidade. Entretanto, os efeitos disto tem sido um problema, à medida que a sociedade, em geral, não esteja preparada para absorver e usufruir de forma sustentável determinadas tecnologias.
Por outro lado, as conseqüências desses avanços e transformações sociais começam a preocupar trabalhadores, empresas e governos. A tecnologia tem provocado mudanças na forma de agir e lidar com o trabalho.
O sistema capitalista, sob a égide do neoliberalismo, em certa medida