Trabalho e Emprego
E
EMPREGO
Particularidades no brasil
O surgimento do trabalho
O trabalho surgiu no momento em que o homem começou a transformar a natureza e o ambiente ao redor com o auxilio do artesão. Após o advento da Revolução Industrial, configura-se a relação capitalista com a necessidade de organizar grupos de pessoas, processos, instrumentos criando-se a partir daí, a ideia do emprego, o qual sempre surgiu relação estável, e mais ou menos duradoura, entre a empresa e o empregado.
Desde então, as noções de trabalho e de emprego foram se confundindo.
O emprego se configurou ao longo do tempo como relação estável, porque existe um contrato com vínculo, carteira assinada e sendo assim, instaurase uma condição de conforto pelos benefícios do FGTS,13º salario, férias e outros tantos; mas por outro lado, também temos muitas outras obrigações pouco agradáveis como bater cartão, submeter-se à subordinação e muitas vezes cumprir ordens e regras rígidas.
AS CONDIÇÕES DE TRABALHO AO
LONGO DA HISTÓRIA
As formas de trabalho variam conforme o momento histórico. As sociedades primitivas, baseavam seu trabalho na coleta, na caça, na pesca e, geralmente, as atividades eram dividas por gênero. Depois se passou para uma sociedade artesanal, e na Idade Média encontramos o sistema feudal como predominante, onde o trabalho fundamentava-se no cultivo da terra. Mas o principal marco na história do trabalho certamente é a Revolução
Industrial. Foi ela que transformou a sociedade rural e agrícola do mundo ocidental em uma sociedade basicamente urbana e industrial.
A politica do trabalho
A politica trabalhista brasileira toma forma após a revolução de 30, quando Getúlio Vargas cria o Ministério do
Trabalho, Indústria e Comércio. A Constituição de 1934 foi a primeira a tratar de Direito do Trabalho no Brasil, assegurando a liberdade sindical, salario mínimo, jornada de oito horas, repouso semanal, férias anuais renumeradas, proteção do