O trabalho no capitalismo
Resumo:
Este artigo apresenta algumas notas acerca da categoria trabalho tal como era analisada por Karl
Marx, com a intenção de reforçar a compreensão que temos de que o Serviço Social é trabalho.
Palavras Chave : Trabalho, Serviço Social e trabalho.
Abstract:
Using Karl Marx´s approach, this article addresses some issues related to the work category, and it seeks to strengthen our current understanding of Social Work as equivalent to actual work.
Key Words: Work, Social Work.
No debate inaugurado por Sergio Lessa ao negar que o Serviço Social seja trabalho a argumentação dos autores busca sua legitimação na letra de Marx. Apresentamos, nas notas a seguir, algumas das formulações de Marx acerca da categoria trabalho como Marx a entendia e analisava, com a intenção de avançar na afirmação de que o Serviço Social é trabalho.
Trabalho em Geral e Trabalho Historicamente Determinado
Inicialmente, Marx caracteriza o trabalho como uma interação do homem com o mundo natural, de tal modo que os elementos deste último são conscientemente modificados para alcançar um determinado propósito. O trabalho é a forma pela qual o homem se apropria da natureza a fim de satisfazer suas necessidades.
No processo de trabalho a atividade humana é materializada ou objetivada em valores de uso. “O processo de trabalho, como o apresentamos em seus elementos simples e abstratos, é atividade orientada a um fim para produzir valores de uso, apropriação do natural para satisfazer a necessidades humanas [...].” (MARX,1985a, p.153)
Os meios de produção constituem-se dos objetos de trabalho e dos meios de trabalho. Os meios de trabalho incluem tanto os elementos que são precondições essenciais para o funcionamento do processo de trabalho, embora com ele se relacionem indiretamente (canais, estradas, entre outros), quanto os elementos através dos quais o trabalho se exerce sobre seu objeto, como as ferramentas e as máquinas. Esses