Sociologia
A questão social perdura.
Ela é terrível, mas é simples: é a questão dos que têm e dos que não têm!”
(Victor Hugo)
Os conceitos de classes sociais está praticamente definido muito antes dos conceitos da Questão Social: vem do período feudal onde o senhor era o dono de tudo e o servo dependia exclusivamente dele, tanto para produção de serviço gratuito como na entrega de grande parte de sua produção, ficando as vezes devendo ao senhor e como castigo era sempre a força ou a degola, deixando a família endividada teria que trabalhar mai e mais. Desta forma começa a surgir uma insatisfação nos campos agrícola, tentando encontrar um meio de adquirir um tratamento mais humanitário pelos senhores. Isso só irá acontecer alguns séculos depois desse período.
O declínio da agricultura leva os burgueses a procurar uma alternativa para continuar comandando o proletariado,surge os primeiros movimentos organizados e a preocupação social,neste período as classes trabalhadora são organizadas em distintas categorias cada uma procurando valorizar seu oficio e tem uma melhor condição social e cultural.os artífices. Agora organizados em classes profissionais poderiam ajudar , os desempregados as viúvas os órfãos e os inválidos, tem então no século XI a primeira preocupação com a Questão Social.Mas o proletariado continua a sofre com os altos impostos cobrados e as mínimas condições sóciocultural.
A igreja católica vendo uma abertura conquistar os fieis perdidos para outra doutrinas , investe na Questão Social criando a Companhia de Jesus, obra de caráter assistencialista que atraí os pobres, com hospitais e alguns colégios ligados ao catolicismo, dentro dessa organização social existia ainda sigilosamente a função militarizada de proteção dos dogmas católicos.Também era cobrado o dizímo e as ofertas dos pobres e ricos para sobrevivência do Organização.
A Questão Social foi realmente reconhecida no século XIX com as