Graduando
Experimento feito com objetivo de entender e visualizar os fenômenos de dilatação linear de um corpo metálico conforme variação de temperatura, analisando e determinando o coeficiente de dilatação linear do corpo.
INTRODUÇÃO
O experimento foi realizado no Laboratório de Física do Departamento de Física da Universidade de Franca, localizado no município de Franca – SP, com supervisão do Professor Doutor Antônio Carlos Marangoni e tem por objetivo entender o fenômeno de dilatação linear de um corpo metálico de ferro e determinar o coeficiente de dilatação linear do mesmo.
CONCEITOS
Dilatação linear: Dilatação de um corpo em apenas uma dimensão (comprimento) do corpo. Em verdade, tal “tipo” de dilatação ocorre apenas na teoria, visto que é impossível que um corpo dilate somente em uma dimensão – todas as suas arestas, por menores que sejam, também dilatam. Neste caso, como o corpo utilizado se trata de uma barra de metal, onde as medidas de largura e altura desta podem ser consideradas desprezíveis, levar-se-á em consideração apenas a variação de seu comprimento.
Temperatura: Grau de agitação das moléculas do elemento.
Coeficiente de dilatação: Característica específica do corpo que determina a proporcionalidade entre a variação de temperatura e a dilatação do corpo.
MATERIAIS UTILIZADOS
• Barra de ferro cilíndrica com interior vazado de 500 mm de comprimento
• Dois termômetros com escala de até 100ºC
• Balão Volumétrico de 300 ml
• 50 ml de água
• Bico de Bunzen
• Relógio comparador.
DESCRIÇÃO DOS MATERIAIS UTILIZADOS
Barra de ferro:
Uma barra de ferro em formato cilíndrico, cuja área da base possa ser considerada desprezível em comparação à altura do cilindro. O interior da barra é vazado. Uma das bases é também vazada. A barra apresenta também um orifício lateral próximo à extremidade onde se localiza a base selada. O comprimento da barra é de 500 mm.
Termômetros:
Dois termômetros graduados entre -10ºC à 100ºC.
Balão