Trabalho capitalismo
CAPITALISMO
Relatório apresentado ao Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Central Paulista - UNICEP Orientadora: Profª. Sonia
Grupo: Tatiane de F. M. Kaibara – RA: 4701128 Claudio Lecheche – RA: 4701118 Daniele Godoy Flávio W. P. Chingi Ottani – RA: 4701127 Claudinéia H. de Mendonça Silva – RA: 4701122 Ademário Tobias Junior Ferrari
São Carlos - SP Março 2011 i Histórico do desenvolvimento do Capitalismo
A origem do sistema capitalista ocorreu na passagem da Idade Média para a Idade Moderna nos séculos XIII e XIV onde a burguesia buscava o lucro através de atividades comerciais. Neste período percebe-se uma transformação no caráter autosuficiente das propriedades feudais onde as terras começaram a serem arrendadas e a mão-de-obra sendo remunerada com um salário. Surgem também os banqueiros e cambistas que visavam lucro, acumulo de riquezas, controle de produção e expansão dos negócios. Neste contexto destacam-se três fases.
Primeira Fase: Ficou conhecida como Capitalismo Comercial ou PréCapitalismo. Entre os séculos XIV e início do século XVIII ocorreram as expansões Marítimas Européias que chegaram até Ásia e África, financiados por reis e nobres, em buscas de riquezas tais como ouro, prata, especiarias e matérias-primas.
Segunda Fase: Capitalismo Industrial. Refere-se ao sistema de produção que até então produtos produzidos manualmente por artesãos. A Revolução Industrial iniciada na Inglaterra fortalece o sistema capitalista modificando a sistemática de produção colocando máquinas que substituíam o trabalho manual. Desta forma os donos das fábricas conseguiram aumentar as margens de seus lucros e como benefício os produtos ficaram mais baratos devido às possibilidades e quantidade ofertada uma vez que era possível produzir mais em menos tempo. Por outro lado a população perdeu muito devido ao desemprego e baixos salários pago pela mão-de-obra dos operários.