O TRABALHO DO PEDAGOGO DENTRO DA ESCOLA
SOCIEDADADE DO CONHECIMENTO –
Se caracteriza por ser um novo paradigma, ou seja, uma nova forma de organização de pensamentos e visões que interferem na maneira como todas as instituições presentes na contemporaneidade direcionam as suas ações.
Pedagogia é a ciência que estuda a organização e a sistemática da educação e que a compreensão sobre essa temática serve para que a formação profissional tenha uma solida base teórica, a qual poderá trazer contribuições significativas para a pratica.
A partir do convívio social, são incorporados os comportamentos considerados adequados e que são valorizados e aceitos por cada grupo social, com isso, a ação educativa telm a função de estabelecer e/ou reforçar as relações hierárquicas que existem socialmente.
(Palma, Marcia Silva Di)
Assim, emergiu mais uma função social: promover a integração dos indivíduos, permitindo que eles se desenvolvam, convivam, interajam, trabalhem, ensinem e aprendam entre si.
O ensino tem sido afetado por uma serie de fatores: mudanças nos currículos na organização das escolas (formas de gestão, ciclos de escolarização, concepção de avaliação, ect.) introdução de novos recursos didáticos (televisão, vídeo, computador, internet) e desvalorização da profissão docente.
Mudanças como essas afetam o trabalho realizado da equipe da escola, os quais precisarão estabelecer novas relações e procedimentos. Praticas isolada precisaram ser compatibilizadas para a construção de um projeto educativo comum, que tenha como meta a aprendizagem e o desenvolvimento das potencialidades e todos os membros da comunidade escolar. Essas potencialidades são desenvolvidas a partir o dialogo que educadores estabelecem a respeito da sua própria atividade.
Quando não existe dialogo, acontece a imposição de um discurso que é necessariamente autoritário e gera uma massificação dos envolvidos, pois um ato em si mesmo de conquista precisa de mais conquista para se manter.
(Freite, 1996a,