O trabalhador no mundo de hoje
Hoje em dia o mundo vive em constante revolução, nada e mais como antes, com cada vez mais tecnologia o trabalhador já não e mais o mesmo, indústrias a todo vapor, e maquinas para fazer quase tudo, faz com nos tenhamos que se adequar para não ficar para traz.
Muitos trabalhadores almejam cargos mais altos, e com a facilidade de conseguir um estudo mais avançado seja curso técnico ou superior muitos estão conseguindo e com esse avanço também e estão as maquinas tecnológicas que a cada dia tem algo novo no mercado.
Levando em consideração o trabalho informal, muita coisa mudou, hoje tem seus direitos observados e um perfil diferenciado de trabalho, estão lutando cada vez mais, e com a facilidade de abrir um negocio próprio deixam de ser empregado para virar pratão.
Vários são os fatores que, juntamente e em interação, contribuem para a construção desta nova realidade do trabalho. Entre eles a globalização econômica e a disseminação das inovações tecnológicas e organizacionais, as transformações no papel dos estados, e o crescimento da participação feminina no mercado de trabalho.
Mas a nova dinâmica do trabalho também atinge a estruturação micro da vida cotidiana e coloca em discussão determinadas categorias de organização social, (tempo de trabalho x tempo livre), que graças aos desenvolvimentos das tecnologias de informação e comunicação, tornam-se cada vez mais popular. Para tanto, o perfil desse novo trabalhador passa a exigir novas habilidades, até então relegadas para um segundo plano e até mesmo negadas nas relações de trabalho anteriores. O exercício destas novas competências tem resultado, também, numa crescente individualização das relações de trabalho, nas quais cada profissional passa a ser remunerado pela quantidade de valor que agrega aos produtos e aos processos.