Estudante
Ao final do primeiro ano de vida ou em torno dele obtém-se uma aquisição muito importante para o desenvolvimento posterior a possibilidade de caminhar autonomamente.Essa aquisição, do ponto de vista psicomotor, é básica para evoluir até o domínio e o conhecimento das possibilidade do corpo.
O avanço no domínio do conhecimento do corpo e das suas possibilidades no espaço e no tempo são os elementos principais a partir dos quais analisaremos as capacidades dos meninos e das meninas nessa etapa.
A construção do esquema corporal;a principal conquista da criança na etapa da educação infantil em relação ao seu esquema é que graças ao movimento e ás ações que realiza um conhecimento de seu próprio corpo e de suas possibilidades. No decorrer dessa etapa da Educação Infantil, há uma gradativa independência motora. No decorrer da Educação Infantil a uma evolução dentre as habilidades de locomoção e de deslocamento.
As habilidades de locomoção; são todas aquelas que não requerem deslocamento do corpo no espaço; somente um deslocamento em relação ao eixo corporal.
As habilidades e projeção-recepção e manipulação;São as que envolvem basicamente uma parte do corpo e representam um esforço de coordenação relacionado entre a percepção visual do movimento do objeto e o próprio movimento.
Aos seis anos, os meninos e as meninas normalmente já conhecem todas as partes externas que formam seu corpo e começam a interessar-se por algumas partes internas, é nessa etapa que descobrem a simetria imaginária que divide o corpo em duas partes, denominadas parte direita e esquerda.
Orientação no espaço e no tempo; Os adultos que rodeiam as crianças, desde os primeiros anos utilizam uma série de conceitos básicos para poderem comunicar-se, isso permite ás meninas e aos meninos pequenos iniciarem a construção de suas idéias sobre o tempo e o espaço, algumas situações e direção espacial que a criança de dois e seis anos vão entendendo e utilizando são: no