Resumo Sentidos do trabalho
* Muitas vezes Marx definiu a classe trabalhadora e o proletariado, e em geral como sinônimos. Marx e Engels usavam de maneira quase sinônima a ideia de trabalhadores e de proletários. Na Europa de meados do século XIX os trabalhadores assalariados eram predominantemente e centralmente proletários industriais.
> Primeiro desafio: entender O QUE É A CLASSE TRABALHADORA HOJE, O QUE É O PROLETARIADO DE HOJE.
A CLASSE TRABALHADORA
* O proletariado ou a classe trabalhadora de hoje, a classe-que-vive-do-trabalho compreende a totalidade dos assalariados, homens e mulheres, que vivem da venda da sua força de trabalho e que são despossuídos inteiramente dos meios de produção.
* Núcleo central da classe trabalhadora hoje: Trabalhadores produtivos. > A classe trabalhadora hoje não se restringe somente aos trabalhadores manuais diretos, mas a classe trabalhadora incorpora a totalidade do trabalho social; a totalidade do trabalho coletivo que vende sua força de trabalho em troca de salário. Hoje ela é CENTRALMENTE composta pelo CONJUNTO DE TRABALHADORES PRODUTIVOS QUE SÃO AQUELES QUE PRODUZEM DIRETAMENTE MAIS-VALIA E QUE PARTICIPAM TAMBÉM DIRETAMENTE DO PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO CAPITAL. Ex: processo de produção de mercadorias, fábricas mais avançadas, maquinário científico-tecnológico. Toyota, Nissan, General Motor, IBM, Microsoft, resultados da interação entre trabalho vivo e trabalho morto.
* Engloba também o conjunto dos TRABABALHADORES IMPRODUTIVOS, aqueles cujas formas de trabalho são utilizadas como serviços, seja para uso públicos, como os serviços tradicionais, seja para uso capitalista. É aquele que não se constitui como um elemento vivo no processo direto de valorização do capital e de criação de mais-valia. Para Marx, improdutivos são os trabalhadores cujo trabalho é consumido