O sentido do Trabalho (resumo)
Estelle M. Morin
Raynpoldo Henrike Holler Baptista
Administração Turma V
Fichamento
O trabalho se transforma naturalmente, surgindo novas tecnologias e formas inovadoras de organização do trabalho. Ao mesmo tempo, muitas pessoas sofrem por falta de vagas e trabalho excessivo. O trabalho conserva um lugar muito importante na sociedade, pois, se relacionar, ter um sentimento de vinculação e possuir um objetivo na vida é as principais razões para trabalhar. O desempenho dos profissionais é um problema para os administradores. O desempenho organizacional depende da organização de trabalho, que é a relação entre características das pessoas e das propriedades das suas atividades desempenhadas. O principio guiado é de modificar o comportamento do trabalhador a fim de desenvolver atitudes positivas a funções executadas. O comprometimento com o trabalho torna a empresa eficaz, assim surgiram vários modelos propostos para organizar e estimular, dentre eles se destacam:
Hackman e Oldham (1976): propuseram um modelo que tenta explicar que, interações a característica de um emprego e diferenças individuais influenciam na motivação, satisfação e produtividade dos trabalhadores. O modelo proposto oferece variedade das tarefas, identidade do trabalho e seu significado, autonomia e feedback (realização de um trabalho com intuito de avaliar seu desempenho), assim dando sentido, responsabilidade e conhecimento ao trabalho, resultando em motivação, desempenho e satisfação.
Erik Trist (1950): propôs que a insatisfação dos trabalhadores é causada menos pelo salario e, mas pela organização do trabalho. O modelo proposto foi estimular o comprometimento através de melhores condições de emprego, assim como variedades e desafios, aprendizagem continua e autonomia, reconhecimento e apoio, contribuição social e um futuro. Dentre esses dois modelos, é importante que os trabalhadores desenvolvam o sentimento de