O Toyotismo
Metodologia de produção
Priscila Amancio Freire
Professor Walmir Luis Fuoco
UNICID – Universidade Cidade de São Paulo
Ciências contábeis 1-E – Teorias da Administração
Resumo
Na década de 70, em meio a uma crise de capital, o modelo Toyotista espalhou-se pelo mundo. A ideia principal era produzir somente o necessário, reduzindo os estoques (flexibilização da produção), produzindo em pequenos lotes, com a máxima qualidade, trocando a padronização pela diversificação e produtividade. Palavras chaves
Produção. Diversificação. Modernização. Automatização.
Sumário
Introdução. 1.O que é o Toyotismo. 2. Para que serve. 3. O que levou Toyota a mudar a ideologia antes do Toyotismo.
Introdução
Com o presente trabalho, busca-se trazer maiores informações sobre a metodologia que é o Toyotismo, que a partir desta mudança buscamos cada vez mais modernizar não só linhas de produção mas também tudo a nossa volta, o mundo anda em constante mudança desde sempre, mas que nome dar á isso? Por que esse assunto é estudado até hoje? Um assunto que desencadeia tantas questões, que pode facilmente trazer compreensão ampla de várias áreas da administração.
1. O que é o Toyotismo
Toyotismo é o modelo japonês de produção criado pelo japonês Taiichi Ohno e implantado nas fábricas de automóveis Toyota, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Nessa época, o novo modelo era ideal para o cenário japonês, ou seja, um mercado menor, bem diferente dos mercados americano e europeus, que utilizavam os modelos de produção Fordista e Toylorista. Na década de 70, o modelo Toyotista espalhou-se pelo mundo. A idéia era produzir em pequenos lotes,com a máxima qualidade, trocando a padronização pela diversificação e produtividade. As relações de trabalho também foram modificadas, pois agora o trabalhador deveria ser mais qualificado, participativo e polivalente, ou seja, deveria estar apto a trabalhar em mais de uma função.
2.Para que serve O sistema serve para justificar