O Texto De Jo O Ubaldo Ribeiro
O texto de João Ubaldo Ribeiro, já falecido abordou um tema um mencionado tanto por escritores quanto jornalistas e profissionais da área de leitura. Um texto com bastantes criticas á respeito do comportamento da maior parte da sociedade, que insiste no erro de colocar a “culpa” de todos os seus problemas em outra pessoa. Um péssimo costume passado de geração para geração, a sociedade nunca aprendeu o verdadeiro significado de ética, acham que essa palavra se diz respeito só com a educação, e estão enganados, ética tem relação principalmente com o bom senso e consciência do que e errado ou não.
O governo nunca vai agradar a gregos e troianos, mais para apontar o dedo pro próximo deve-se olhar primeiro para os próprios defeitos. Dizer que um político é corrupto ou que não fez nada para beneficiar a população, pode estar errada, pois se nem a própria população e honesta com ela mesma não vai saber colocar e nem reconhecer o esforço de ninguém. Muitas pessoas chegam a “roubar” da própria população, usando os benefícios dados pelo governo há pessoas com menos condições de qualidade de vida, alegando também não ter capacidade de se auto sustentar e assim recebe benefícios que poderiam servir a outra pessoa, e mesmo assim contam vantagem sobre esse tipo de trapaças.
Enfim os brasileiros ainda não aprenderam a ser educados e respeitosos com si próprio, e muito menos ter a capacidade de votar e colocar como representante do povo uma pessoa que realmente vai fazer algo pela sociedade. Lembrando que uma grande parcela de culpa é da sociedade que usa de sua inteligência para enganar e fazer tramoias para o próprio benefício.