O TEXTO ARGUMENTATIVO
DE UNIÃO DA VITÓRIA- PARANÁ
DISCENTE: GALDINO OLIVEIRA
CURSO: LETRAS-INGLÊS
DOCENTE: LUISANDRO MENDES DE SOUZA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
CITELLI, Adilson. O texto argumentativo. São Paulo:Scipione,1994. Adilson Citelli, graduado em letras pela Universidade de São Paulo em (1973), realizou mestrado em (1982) e doutorado em (1990) pela mesma instituição, docente das áreas de graduação e pós-graduação, é autor de inúmeros artigos e livros dentre os quais a obra objeto de pesquisa “O texto argumentativo” (Scipione,1994).
O Texto Argumentativo
O primeiro capítulo mostra que a linguagem, não é só um instrumento utilizado para nomear as coisas, mas sua utilidade vai muito além. Consciente disso Aristóteles escreveu em 320 a.C. “A Arte Retórica”, livro que normatizou o uso da língua, influenciando fortemente o direcionamento das relações sociais, por exemplo na dissertação, em que prevalece a importância dos argumentos para convencimento sobre o que se discursa.
O segundo capítulo trata do pensamento e da linguagem, que por muito tempo acreditou não haver relação direta entre ambos.
Hojepode-se afirmar que a linguagem é o próprio pensamento em ação, tanto que às vezes construímos situações que só existem em nossa imaginação, depois a materializamos tornando em realidade, e para representarmos estas ideias necessitamos de códigos linguísticos próprios, os quais chamamos de língua, no nosso caso a língua portuguesa, com ela produzimos os efeitos de sentido pretendidos, isto adequando nosso discurso ao público que pretendemos atingir, mesmo através da imensa variedade linguística existente.
O terceiro capítulo inicia-se a partir de um a crítica de Antônio Candido acerca das obras de Graciliano Ramos, na qual o crítico elogia a maneira com que Graciliano vê e descreve as transições sofridas pelo ser humano. O escritor produziu obras primas, isto provado pela profundidade com que investigava a alma humana, sempre