O tempo na negociação
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Ana Elisa do Nascimento Daniela Cristina Lopes Denize Lima Leandro Souza Paula Tartarotti Celso
RA: 2102259-7 RA: 2102018-2 RA: 2112426-8 RA: 2102165-7 RA: 2102182-7
INTRODUÇÃO
A variável tempo é tão importante quanto o poder e a informação, pois através da mesma que busca-se a informação e aumenta sua fonte de poder.Neste trabalho abordaremos as táticas ideais para começar e concluir uma boa negociação sem tomar decisões equivocadas.
“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.” – Pitágoras
O TEMPO NA NEGOCIAÇÃO
Muitas vezes, buscando chegar a acordos o mais rápido possível, negociadores tendem a ter pressa no processo de negociação e, com isto, tomar decisões equivocadas. Buscando evitar este tipo de decisão é sempre bom ter em mente que, na grande maioria das vezes, os prazos são negociáveis e a paciência compensa. Logo, podemos fazer alguns levantamentos baseado na variável tempo como, quais tipos de prazo as partes estão envolvidas, identificar as táticas do outro, etc. Apesar de apresentadas separadamente, na prática as três variáveis (Poder, Informação e Tempo) são aplicadas simultaneamente onde costuma-se utilizar do tempo para obter informações buscando aumentar a sua fonte de poder.
Táticas relativas ao Tempo
As táticas relativas ao Tempo referem-se à oportunidade ou ao momento psicológico em que se colocam premissas ou alternativas, na perspectiva do outro negociador; dizem respeito também ao grau de pressão temporal exercido para decisão do outro negociador. Eis alguns exemplos: Estender o tempo (Vencer pelo cansaço /Ter paciência) Precipitar o desfecho (É agora ou nunca/É pegar ou largar) Adiar (“Vamos aguardar uma melhor oportunidade”) Fixar limites (“Vamos manter a reserva até...” / “Vamos manter o desconto até...”) Usar o elemento surpresa (“Aceito sua condição”) O