A interação do adulto possibilita qualificar o brincar na educação infantil?
Há muito tempo discuti-se a questão das brincadeiras e sua importância para o desenvolvimento da criança. Atualmente muitos autores defendem a idéia de que compreender esse fenômeno é procurar responder as questões: motivos pelos quais as crianças brincam, o que a brincadeira proporciona a criança no que tange a aprendizagem, qual papel do professor frente ao brincar livre e coordenado. Considerando que o brincar tem suma importância característica para criança, presente artigo pretende apresentar uma definição de brincadeira e sua relevância para a criança na educação e por fim analisar as possíveis contribuições que se dará nas interações aluno e professor durante as brincadeiras. A importância de o ato brincar na interação aos pares faz com que a pedagogia contemporânea reconheça e valorize o brincar como um momento importante no desenvolvimento intelectual, social e emocional da criança facilitando a aprendizagem e inserção no mundo que o cerca. O papel do professor é indispensável, pois através da educação infantil, que ele vai ser intermediador da apropriação dos conceitos gerais.
PALAVRAS-CHAVE : Interação professor/criança- Educação infantil- Brincadeiras livres
1- INTRODUÇÃO O presente artigo advém da pesquisa desenvolvida no Estágio Supervisionado do Centro de Educação Infantil Neide Merisio Moleri, da cidade de Camboriú. A questão norteadora do estudo foi: que interações do adulto possibilitam qualificar o brincar na educação infantil? Os dados foram coletados por meio da observação com carga horária de 12 horas e posteriormente, a intervenção de 20 horas, em um Centro de Educação Infantil localizado no município de Camboriú. O espaço ensino-aprendizagem da pesquisa-ação era composto por 17 crianças com faixa etária de 4 anos, pertencentes ao jardim I.
Para o desenvolvimento do mesmo, foram propostas atividades em que houvesse a interação professor/aluno e aluno/aluno, com o objetivo de compreender o papel do adulto nas interações