Relatorio economico
O Gás LP (Liquefeito de Petróleo), popularmente conhecido como gás de cozinha, figura indiscutivelmente, entre os produtos mais importantes no dia a dia do brasileiro. Por suas características especiais de preço, portabilidade e armazenamento, está presente em todo o território nacional. O Gás LP, Gás Liquefeito de Petróleo, é uma mistura de hidrocarbonetos líquidos obtidos em processo convencional nas refinarias, quando produzido a partir do petróleo cru.
Pode ser também produzido a partir do gás natural, em unidades de processamento de gás natural. É conhecido como “gás de cozinha”, pois sua maior aplicação é na cocção dos alimentos, mas também é utilizado em várias aplicações industriais e agrícolas. Independente de crise econômica o gás é um produto de vendas continua. Esse trabalho nos traz algumas informações básicas sobre uma distribuidora de gás LP, tais como local, custos, mão de obra, demanda do produto alta e baixa de vendas mensais, um relatório econômico regional deste bem de consumo tão utilizado no mercado. Esse produto é de risco e exige cuidados pela fiscalização.
Para obtermos um comercio de gás, ou seja, uma distribuidora será necessários vários requisitos, uma distribuidora de gás deve ser construída em um local amplo, e que não traga nenhum risco a população, o local deve ser afastado de escolas igrejas ou qualquer local público deve ter também uma distância de residências. Foi feita uma pesquisa de campo na área de distribuidora de gás em Telêmaco Borba onde há uma população estimada em 70.535 habitantes (IBGE/2011). E há nove distribuidoras de gás com diferentes bandeiras, sendo elas mantendo seu diferencial na qualidade e no preço para a população. Segundo a pesquisa o gás é todo igual o que altera é o botijão, a válvula a maneira que o gás sai do casco, o gás que apresenta sujeira é devido o filtro de gás que se encontra sujo ou o botijão, a população procura preço e qualidade sendo que