O teatro na Idade Media
No período medieval, peças de teatro eram apresentadas em igrejas e praças, primeiramente apresentadas em templos abordando temas religiosos, porem seu publico aumentou quando passou a ser apresentados em praças e com temas mais livres, chamando-se de temas profanos.
O teatro medieval cresceu principalmente na França, e começou com as representações sacras, organizadas pelo clero para representar os principais episódios religiosos. Nesse teatro destacamos os dramas litúrgicos, os milagres, etc.
Os dramas litúrgicos representavam-se após a missa, nos dias das grandes festividades, tendo como tema principal as cenas do natal, da paixão ou da ressurreição de Cristo. No século XII, os milagres substituíram os dramas litúrgicos. Nessa nova forma, os versos dão lugar à prosa e o latim vê-se preterido pelo Frances. Além disso, os autores já não eram apenas sacerdotes, mas leigos, e as representações passaram a ser realizadas no adro das igrejas, abandonando o interior dos templos.
Outra característica distingue os milagres: enredos profanos embora de significado ou fundo moral.
O teatro religioso da Idade Media atingiu o se clímax no século XV, quando apareceram os mistérios, apresentados nas praças. As cenas da historia bíblica viam-se intercaladas com episódios cômicos, o que evitava a monotonia dos espetáculos, geralmente longos.
O teatro da Idade Media refletia a atmosfera medieval, de cunho religioso. Nas igrejas ou nas praças, o povo assistia aos mistérios, aos milagres, às farsas, caracterizando-se como uma dramatização de fontes bíblicas. A própria “Divina Comedia”, de Dante, foi uma obra poética com características de teatro, e marcada também pela visão das coisas divinas.
Teatro no Renascimento
Com o fim da Idade Media, o teatro se encontrava em melhor situação e estava prestes a iniciar sua fase mais propicia com o Renascimento.